
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS tem conceito 7 junto a CAPES. O conceito 7 é a nota máxima que pode ser atribuída a um Programa de Pós-Graduação, numa escala que vai de 1 a 7. Esse conceito máximo demonstra seu desempenho equivalente a centros internacionais de excelência na área.
A Avaliação dos Programas de Pós-graduação pela CAPES compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação quadrienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de “1” a “7” fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de “reconhecimento”, a vigorar no quadriênio subsequente.
A CAPES é reconhecida como órgão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu, em 1981, pelo Decreto nº 86.791. É também reconhecida como Agência Executiva do Ministério da Educação e Cultura junto ao sistema nacional de Ciência e Tecnologia, cabendo-lhe elaborar, avaliar, acompanhar e coordenar as atividades relativas ao ensino superior.